O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que protege determinada instalação elétrica contra possíveis danos relacionados a sobrecargas elétricas e curto-circuitos. Basicamente, o disjuntor monitora e controla a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado.
Quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarmará, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele. Esse é um dispositivo de segurança que pode evitar acidentes como destruição de aparelhos eletrônicos e até incêndios.
Existem diferentes tipos de disjuntores, que variam desde pequenos dispositivos indicados para utilização doméstica a grandes aparelhos que protegem a instalação elétrica de circuitos de alta tensão — como os que alimentam as grandes cidades.
Disjuntores de Alta Tensão: indicados para grandes potências, podendo alcançar valores de 100 ampères;
Disjuntores magnéticos: utilizado para proteger os equipamentos contra anomalias como sobrecargas, curtos-circuitos e outras avarias, é indicado especialmente para casos em que há preocupação de proteger o equipamento com bastante precisão;
Disjuntores térmicos: seu funcionamento interrompe o circuito elétrico quando a temperatura fica muito alta. Estes dispositivos são utilizados para evitar incêndios, danos causados por flutuações de tensão, e outras situações elétricas perigosas;
Disjuntor termomagnético: muito utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga.